Como esperávamos haverá segundo turno em Ribeirão Preto. E isso é bom? Não diria bom, mas o menor dos males pois continuaremos na eterna polarização direta versus direita. Na história política de Ribeirão Preto partidos de direita, ou ainda o mesmo partido, revezam a cadeira Executivo.
O cenário político de Ribeirão Preto não é nada animador, temos dois candidatos que representam mais do mesmo. PSDB e PSD, nacionalmente estão do mesmo lado, reparemos no quadro de São Paulo onde José Serra (PSDB) é apoiado pelo atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) porém em Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) e seu partido se opõem à atual prefeita Darcy Vera (PSD), ex-DEM.
Qual deles é melhor pra Ribeirão Preto?
À princípio nenhum pois, como já disse noutras postagens, ambos não tem abertura para a participação da sociedade civil. Histórico de PSDB e PSD para movimentos sociais é a mais truculenta possível, então fica difícil dizer qual dos dois serão de fato bons para a cidade.
Deixando isto de lado e partindo para uma lógica mais prática podemos pensar que:
- A eleição de Darcy Vera (PSD) será o endurecimento de um governo arbitrário do ponto de vista político pois não há abertura expontânea para a participação popular . E exemplos para isso não falta: Reintegração de posse na Favela da Família (Junho de 2011), aumento arbitrário da tarifa do transporte coletivo (Julho 2012), desinteresse pela realização da Virada Cultural (Maio de 2012), elaboração do Plano de Resíduos Sólidos sem contemplar os catadores de recicláveis da cidade (Julho 2011). Este último, não fosse a pressão popular o Plano sairia sem contemplar os catadores de recicláveis e favoreceria apenas a empresa que fizesse a reciclagem do lixo. E há também a apropriação indevida do atual governo nos conselhos municipais que são entidades autonomas e democráticas pois, em tese, deveria ter maior participação popular que governamental. A atual administração conseguiu tomar conta da maioria destes conselhos e caso se reeleja praticamente engolirá estes espaços.
- A eleição de Duarte Nogueira (PSDB) será um duro golpe para as intenções da atual prefeita e, inesperadamente, será um acontecimento democrático pois a reeleição enfraquece muito o debate político pelo fato de fortalecer um governo que vive apenas de imagens e não de fatos mas isso não desfaz a imagem de partido truculento tanto polticamente quanto socialmente.
Dos 22 veradores eleitos este ano, 16 são candidatos da chapa de Darcy Vera. O que isso poderá respresentar? Ter a maioria no legislativo da cidade faz com que praticamente todos os projetos enviados pelo Executivo sejam aprovados com pouca discussão ou análise. E nada mais democrático do que você ter uma minoria legislativa pois mesmo que projetos sejam rejeitados abre espaço para maior discussão e análise.
Agora teremos de escolher se queremos o endurecimento político que naturalmente ocorrerá caso Darcy Vera seja eleita pois sua base já está bem estruturada no Executivo de Ribeirão Preto. Ou se queremos menos endurecimento político pois Duarte Nogueira terá que começar praticamente do zero para se estruturar na Prefeitura de Ribeirão Preto e esta reestruturação, ou troca de governo, abrirá muitas brechas para apontamentos incisivos dos movimentos sociais em conjunto com a sociedade civil.
Excelente análise! Ribeirão Preto necessita de uma gestão pública transparente, eficiente, compartilhada, competente e aberta para a participação da coletividade.
ResponderExcluirEntão já sabemos o que fazer para impedir a continuidade do analfabetismo político, da corrupção, da auto-promoção para vantagens individuais e a diminuição das mazelas existentes no município.
De fato necessitamos de transparência e participação coletiva porém o PSDB não gosta muito disso. A abertura que poderá ocorrer será mais espontânea do que induzida pela gestão. Nenhum dos dois partidos tem interesse nisso, não gostam de participação popular porém o sistema dá brechas para que naturalmente estes movimentos possam penetrar. Não tenho a ilusão de que o PSDB irá abraçar ou ouvir os movimentos sociais mas que a troca de poderes obrigará a gestão a ouvir.
ExcluirA postagem veio em boa hora e serviu como inpiração para decidirmos com mais clareza em quem votar, porém vale lembrar que votar no Nogueira seria uma opção para a Darcy não se reeleger e não necessariamente que ele é o melhor canditado ou será um bom prefeito com referência à transparencia ou alfabetização política citado acima.
ResponderExcluirO que precisamos ter ciência é que serão mais quatro anos e a nossa querida cidade que está em jogo. Não podemos votar simplesmente por votar.
Estamos sem solução como foi subentendido no texto, mas ainda temos saída.
Reflitemos.